Inteligência Competitiva

Msc. Marcos A. L Berenguer

Bel. Junior Tonett

Você trabalha em uma Empresa Inteligente?

No mundo corporativo, muito se discute sobre estratégia e formas de colocar a empresa à frente da concorrência. Para tanto, os gestores lançam mão de grandes desenhos, cenários, planos e fórmulas. Porém, esquecem-se eles de algo simples, e porque não dizer, até mesmo trivial para que toda esta parafernália seja exitosa; A Inteligência Competitiva.

IC como é conhecida no meio, são informações analisadas sobre concorrentes que tem aplicação no processo de tomada de decisão, segundo Leonard Fuld, um dos pioneiros no assunto e fundador da SCIP ( Society of Competitive Intelligence Professionals – Sociedade dos profissionais de Inteligência Competitiva). Em outras palavras, poderíamos dizer que IC é ver a paisagem competitiva antes que o pintor a desenhe por completo.

Esta ferramenta não poderia ser mais atual, pois na medida em que nosso país cresce, somos “bombardeados” diariamente pela mídia com a notícia do “apagão de talentos”. Faltam engenheiros, técnicos, auxiliares, enfim, todos os níveis vivenciam o mesmo problema.

É chegada a hora dos gestores incluírem este tema em suas estratégias, e se utilizarem efetivamente da ferramenta de IC. Assim, poderão decidir com maior clareza sobre a formação doSER HUMANO que desempenha alguma função na organização, ou esperar que o mercado o forme. Ambas são atitudes que tem grande influência na organização. E a sua! É inteligente?

Deixe uma resposta